quarta-feira, 16 de maio de 2012

Raul Seixas na Abertura do 35º Festival Guarnicê de Cinema

O menino baiano Raul Seixas, que deu a luz ao rock no Brasil, virou filme e será a atração principal da solenidade de abertura do 35º Festival Guarnicê de Cinema, realizado pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), entre os dias 10 a 16 de junho.

O filme biográfico "O início, o Fim e o Meio" é um documentário sobre vida e obra do maior ícone do rock brasileiro, desvendando suas diversas facetas, suas parcerias, seus casamentos e seus fãs.

Após vinte anos depois de sua morte, a produção resgata imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, entre eles Paulo Coelho, Nelson Mota, Tom Zé, Pedro Bial e Caetano Veloso. Ao todo, 94 pessoas foram entrevistadas, chegando a cerca de 400 horas de depoimentos e material de arquivo.

Dirigido por Walter Carvalho, com produção de Denis Feijão, montagem de Pablo Ribeiro e roteiro de Leonardo Gudel, o documentário chegou aos cinemas no dia 23 de março deste ano, e já recebeu premiação em duas categorias (melhor documentário brasileiro e melhor documentário pelo voto popular) na 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Aqui na ilha do amor o filme antes de entrar em cartaz nos cinemas terá uma exibição exclusiva e gratuita para a edição comemorativa dos 35 anos do Festival Guarnicê de Cinema.

Este ano, O Festival Guarnicê de Cinema será realizado no Teatro São Luís - antigo Cine Roxy, no Centro Histórico de São Luís -, e trará na programação mostras competitivas e não competitivas de filmes de longa, média e curta-metragem, esperando receber um público de aproximadamente dez mil pessoas durante os sete dias de evento.

Homenageados - No ano em que celebra suas 35 edições, o Festival terá como homenageada nacional a atriz Marília Pêra, e como homenageados locais: o cineasta, jornalista, professor e presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto, e o cineasta e professor Murilo Santos.

Parceiros - Esta edição do evento tem como patrocinadores a Petrobras, Banco do Nordeste e apoio Fundação Municipal de Cultura (Func). O evento é promovido pela Ufma, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC/Proex) e da Fundação Sousândrade.

Fonte: Imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário