terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Devotos de São José iniciam festejo de Santo Reis em Grajaú


Folia de Reis 2012: Devotos de São José, percorrer as ruas da cidade de Grajaú


Entoando o refrão “Oh! de casa, Oh! De fora, Teresa vai ver quem é... São os tiradores de reis. Devotos de São José.”, teve início na noite de segunda-feira, 02, nas ruas da cidade de Grajaú, o festejo de Santo Reis. A manifestação religiosa cultural faz parte das ações promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura que visa resgatar as raízes históricas, e reavivar tradições folclóricas e religiosas do município.

A festa da folia de Reis vem ganhando destaque na cultura popular grajauense desde 2006, quando a secretária de Cultura, Rosa Soraida deu início ao trabalho de resgate dessa manifestação. “A folia de Reis,  valoriza a pluralidade cultural e possibilita a vivencia de modo que todos os participantes sejam capazes de aprender com a cultura local e os conhecimentos que ela oferece.”, destacou Soraida.

“As festividade de Santo Reis, ainda, fazem parte das comemorações dos 200 anos da cidade de Grajaú, que com toda a sua cultura nos ajudar a preservar esses momentos culturais da rica devoção popular.”, afirmou a secretária.

Neste ano os devotos irão percorrer durante toda a noite, em seis dias, as ruas do centro e bairros da cidade, visitando as casas ao qual são acolhidos com muita alegria e devoção.

O encerramento da festa popular será no domingo, 09, às 19:30 horas com a Santa Missa, na Igreja Catedral Nosso Senhor do Bonfim, logo após será cantada a Ladainha no Presépio Municipal pelos devotos de São José.

Conhecendo

Com versos próprios para pedir e agradecer ao retirar-se das casas que visita, a Folia de Reis mescla o profano e o religioso, pertence ao ciclo de festejos natalinos organizado desde 2006 pela Secretaria Municipal de Cultura. Os devotos abrem as portas de seus lares para saudarem os “Santos Reis”, gesto que traduz uma profunda fé e alegria. Em cada casa na qual a Folia de Reis entra, os cantadores pedem licença para a cantoria começar, e a bandeira que abençoa e livra a todos de más influências é passada para as mãos dos anfitriões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário