terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ministério da Cultura cadastra bibliotecas de todo o Brasil para atualização de acervos


A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), através do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), convoca as bibliotecas de todo o Brasil a se cadastrarem no novo Cadastro Nacional de Bibliotecas do Brasil, projeto realizado em conjunto com o Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais (SNIIC).

O objetivo é mapear de maneira abrangente todas as bibliotecas existentes no país, sejam elas públicas, comunitárias, escolares, universitárias, ou especializadas, levantando dados sobre a relação institucional, público, acervo, serviços, infraestrutura e gestão. Apenas as Bibliotecas que estiverem com os dados atualizados no Cadastro Nacional poderão participar dos programas de modernização e atualização  de acervos e o prazo de habilitação, segundo o Edital (veja aqui), se encerra no dia 7/12.

Para inserir os dados as bibliotecas públicas, escolares, universitárias e especializadas devem ser cadastradas pelos órgãos públicos ou privados aos quais estão vinculadas, a partir do CNPJ da instituição. Já as bibliotecas comunitárias e os pontos de leitura poderão ser cadastrados a partir do CNPJ da instituição mantenedora, ou pelo CPF do responsável pela biblioteca/ponto de leitura.

As bibliotecas do Programa Arca das Letras também devem ser cadastradas, para passarem a contar com apoio do Ministério da Cultura na modernização e atualização de acervos e em outros projetos relacionados à sua área de atuação. Além disso, os agentes de leitura poderão receber um cartão vale livros para aquisição de obras que escolherem.

Para acessar o cadastro. Clique aqui. Em caso de dúvida, mande sua pergunta para cadastrosnbp@bn.br ou ligue para a Coordenadoria Geral do SNBP através do telefone (21) 2220-4690.

No caso de bibliotecas do Programa Arca das Letras, as dúvidas podem ser esclarecidas também pelos telefones (61) 2020-0201 e 2020-0203.


Nenhum comentário:

Postar um comentário