sábado, 20 de agosto de 2011

SEDEL abre os Jogos Escolares Grajauenses


Marca dos Jogos Escolares Grajauenses 2011
A 24ª edição dos Jogos Escolares Grajauense (JOEG’s), teve início sexta-feira, 19, na quadra poliesportiva do Colégio Santo Antonio, bairro Cidade Alta. A solenidade de abertura contou com a presença das escolas do município, e dos alunos que participaram da competição esportiva.

O Prefeito Mercial Lima de Arruda, juntamente com alguns secretários participaram da abertura. Na ocasião Mercial disse que os jogos escolares, é uma oportunidade para os jovens valorizar a educação. “É somente pela educação que vem o desenvolvimento. Por isso hoje Grajaú é capital da educação do sul maranhense”, afirmou.

Destacou a presença das universidades e lembrou a realização dos primeiros Jogos Universitários em maio deste ano. “Só podem fazer jogos universitários, quem têm universidades”, disse. Lembrou que recentemente participou da solenidade de anuncio pela presidente Dilma Roussef de uma unidade do IFMA para o município de Grajaú.

Ao final desejou boa sorte aos jovens participante e declarou abertos os jogos, “Que todos possam nestes dias de competição, brincar, respeitando o espírito esportivo e de paz. Por isso declaro abertos os XXIV Jogos Escolares Grajauenses”, concluiu Arruda.

Escolas competidoras
Estão participando dos jogos as escolas: Reunida da Tresidela, São Francisco de Assis, Dimas Simas, Caic Amaral Raposo, Indígena Raimundo Lopes, Frei Bejamim de Borno, Ferreira Lima, José Rodrigues da Costa, Nicolau Dino, Antonio Francisco dos Reis, Santo Antonio, Paulo Ferraz, Indígena Muyráw, Marly Araújo, Livino Resende e Hilton Nunes, campeão do JOEG’s de 2010.

Locais dos Jogos
As modalidades de jogos serão realizadas no Estádio Concórdia, Campo Soçaite, Quadras da Praça do Canoeiro e do Colégio Santo Antonio, Oratório Frei Lauro e pista da MA-006.

Solenidade de abertura

 
A solenidade de abertura foi conduzida pela assessora da secretaria de Cultura e membro da arbitragem dos jogos, Ruth Helena. Houve apresentação das escolas participantes; execução do Hino Nacional Brasileiro pelo cantor grajauense Luis Carlos Pinheiro; entrada solene da tocha olímpica pelo aluno Lucas dos Santos, que após breve corrida pela quadra, acendeu a pira que ficará acesa até o encerramento dos jogos. A aluna Isabella Pereira, fez o juramento dos estudantes e a professora Vildacy Barros, o juramento dos árbitros.

O vereador José Arão Marizê Lopes, parabenizou a SEDEL pela realização dos jogos e das várias competições esportivas promovidas ao logo do ano. Destacou o trabalho desenvolvido pelo assessor da SEDEL, Divino Polarí, no esporte grajauense, “Graças ao empenho e esforço do professor Divino, através da Escolinha de Futebol Eduardo Nava, também um Indígena da etnia Guajajara, está sendo destaque em outros estados. Isso prova o excelente trabalho desenvolvido pelo técnico”, afirmou Marizê.

Já o Secretário Municipal de Esporte e Juventude, Jota Guimarães externou sua alegria com a realização dos jogos. “Estou muito feliz com a presença de todos na abertura dos JOEG’s 2011, até porque os jogos deste ano marcam também as comemorações dos 200 anos de Grajaú”, disse Guimarães.

Início dos jogos
Após uma bonita queima de fogos, aconteceram quatro partidas de Futsal, categoria Infanto Masculino com seguintes resultados. Entre os colégios Dimas Simas Lima x Paulo Ferraz, o resultado foi de 10 x 0 para o Dimas. O Caic Amaral Raposo e o Ferreira Lima empataram de 0 x 0 e foram para os pênaltis. A equipe do Caic ganhou de 7 a 6.

Nicolau Dino ganhou de Antonio Francisco dos Reis por 5 x 4 e o jogo entre Paulo Ferraz x o colégio Indígena Muyráw não aconteceu, pois a equipe do Muryáw não compareceu.

Um comentário: