sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Rycardo Bondinho grava Íntimo, seu primeiro disco de “Nova Música Popular Brasileira”

Rycardo Pinheiro Nunes Carvalho, 23 anos, imperatrizense de nascimento e grajauense de coração desde os 14 anos de idade. O jovem talento conhecido em Grajaú, São Luís e inúmeras cidades do Maranhão e estados vizinhos, como Rycardo Bondinho, grava seu primeiro CD. Começa a carreira cedo graças ao talento e destaque que tem tido nas inúmeras apresentações que faz Brasil afora.

O site Grajaú de Fato – O Portal em Movimento, entrevistou com exclusividade este jovem que falou da infância, adolescência, carreira e sonhos. A sua história de amor pela música começou cedo, e foi justamente desta relação precoce que ele relatou a este portal.

“Íntimo”. Este é o nome do primeiro CD de Rycardo Bondinho. Mas este é o fim da história. Do início, porém, começamos a falar agora para que você conheça bem aquele que poderá ser um dos grandes talentos da música maranhense futuramente e quem sabe, por que não, do Brasil.

“Bonde da Catedral ao Canoeiro”
A influência ou estímulo para começar na música não partiu dos pais de Bondinho. Na sua família não há nenhum músico a não ser ele. Sua paixão pela arte começou com a própria força de vontade, interesse particular e influências do meio em que viveu na infância e adolescência. Os ensaios da banda de uma igreja próxima à sua casa, em Grajaú, foram os grandes responsáveis pelo início da paixão.

Batidas, ritmo, vozes. Todos os fins de semana. Não podia dar em outra. Quando começavam os ensaios, ele corria e ia assistir. A primeira paquera foi aí. “Tudo começou como uma brincadeira. Às vezes não tinha nada para fazer e eu ficava na igreja assistindo aos ensaios a tarde inteira. Com isso, fui aprendendo a gostar de música e sempre com a curiosidade de um dia tocar”, revelou o jovem talento durante a entrevista.

O destino realmente prega peças. Qual a ligação entre ‘bondinho’ e ‘música’? Certamente nenhuma. Mas, mesmo antes de começar a pensar em ser músico, na pouca idade que tinha, 13 anos, e com as brincadeiras da infância, nasceria ali, no bairro Tresidela de Grajaú, o seu nome artístico. O município de Grajaú com seus acidentes geográficos contribuiu para isso.

“Eu sempre brincava, falando para meus amigos que ia colocar um bonde da catedral Nosso Senhor do Bonfim para a igreja do Canoeiro. E meus amigos ficavam zoando comigo perguntando: ‘cadê Rycardo, o bonde?’”, lembrou durante a entrevista, quase dez anos após o nascimento do apelido. O bonde era para conduzir o jovem da Cidade Alta ao Canoeiro com seu violão, pois na época, eles andam juntos procurando rodas de viola para animar. Depois disso, cresceria nele a paixão pela música que acompanharia o bonde.

“Meu filho será um Ray Douglas”
Dizer que Rycardo não teve influência dos pais para seguir o caminho da música não foi a melhor colocação usada. O sonho de seu pai, o político, ex-vice-prefeito de Grajaú, Artur Carvalho Neto, mais conhecido por Neto Carvalho, admirador do cantor de brega romântico Ray Douglas, era ter um filho com o mesmo talento. No cenário nacional, ele é a maior expressão da música grajauense até hoje.

O pai gostava tanto de Ray Douglas que o primeiro instrumento musical de Rycardo foi um teclado. Este sempre foi o instrumento de maior visibilidade nos shows do ídolo de Neto Carvalho. O presente, no entanto, não seria ainda um gatilho na carreira de Bondinho. “Ganhei o instrumento, mas não gostei. Achei o teclado muito artificial”, conta o artista, hoje.

Da queda pelas curvas do violão aos palcos
Por volta dos 14 anos de idade, Rycardo volta à terra natal, Imperatriz. Vai passar um feriado na casa da madrinha Lucimar, esposa do ex-prefeito de Grajaú, João Pedro Ferreira Neto. Lá, encontra aquela que seria sua eterna namorada. A paixão aumentou e ele não resistiu à queda. O violão marrom, da marca di Giorgio, o fez acender de vez a paixão que se transformou em amor pela música dali em diante.

Seis anos depois do primeiro encontro com seu instrumento musical preferido, Bondinho começou a tocar em São Luís aos  20 anos de idade.

Começou a convite de um amigo que o chamou para tocar no bar da namorada. Mesmo sem estar preparado ele foi e gostou. “Eu não estava preparado para tocar nas noites, meu amigo me convidou e, mesmo sem achar que estava preparado eu topei e fui. Depois disso nunca mais parei”, disse.

Bondinho hoje toca em bares simples e famosos de São Luis; toca em clubes, se apresenta em restaurantes. Já ganhou prêmios em festivais e conquistou fãs. Mas mesmo caminhando para o profissionalismo, diz que nada é sério. Palavras de artista que não se gaba pelo trabalho que realiza.

Íntimo
Desde o dia 2 de junho, Rycardo colocou o bondinho para andar. Ele grava seu primeiro CD, Íntimo, em São Luís, na Gravadora Áudio Track Studio. “O meu CD tem esse título porque fala de amor, paixões, da minha vida, das minhas namoradas”, revelou.



Rycardo Bondinho, desde a adolescência é influenciado pela boa música de Djavan, João Bosco, Lenine, Luis Gonzaga, Alceu Valença, Raimundo Fagner, Zeca Baleiro, Adriana Calcanhotto. Além dos grajauenses Luis Carlos Pinheiro, Jessé Zanara, Paulo Capoeira, Nelson Bomba, Atenas, entre outros. Seu CD tem um pouco de cada um desses artistas, mas ele intitula o seu estilo de Nova Música Popular Brasileira.

O CD está sendo produzido por Moisés Motta, um dos donos da antiga banda Mano Banto de São Luís. Uma de suas músicas fez parte da trilha sonora da Novela da Cor do Pecado, da Rede Globo. A equipe de profissionais que trabalha na produção do seu primeiro álbum já dividiu palco com Maria Bethania, Rita Ribeiro, Alcione, Geraldo Azevedo, Zeca Baleiro, Erasmo Dibell, entre outros.

Patrocinado pela ISR Construções, empresa de Inácio Regadas, o CD de Bondinho vai do xote de Luiz Gonzaga à Bossa Nova de Tom Jobim. Todas as 13 músicas do disco, porém, são de autoria do próprio intérprete, Rycardo Bondinho. Para a produção do disco foi pedido pela gravadora 15.500 (quinze mil e quinhentos reais). A metade do valor já foi patrocinado pela ISR. A outra, porém, o músico corre atrás para conseguir até a conclusão da gravação do disco.

Íntimo tem previsão de ter a gravação concluída no próximo mês de setembro. O lançamento será em Grajaú no fim de 2011 ou início de 2012.

Fonte: Grajaú de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário