terça-feira, 30 de agosto de 2011

Morte do Boi Brilho da Noite marca encerramento da Semana do Folclore Grajauense

Ritual da Morte do Bumba Boi Brilho da Noite

Ao som da toada “O céu está todo nublado, quem quiser que venha vê. Grajaú de luto, Brilho da noite vai morrer”, puxada pelo Mestre de Cultura Popular, João da Cruz Atenas, o Boi Brilho da Noite encerrou suas atividades culturais deste ano. A morte do bumba boi, faz parte de um ritual da cultural maranhense. “Com a morte do boi, somente em maio do próximo ano, iniciaremos os preparativos para festividades Juninas ”, afirmou Mestre Atenas.

A festividade da morte do Bumba Boi, marcou o encerramento da Semana do Folclore Grajaú, promovida pelo Ponto de Cultura. Na ocasião houve várias homenagens as pessoas que no decorrer dos 20 anos contribuíram com o boi brilho da noite. Entre os homenageados estavam José Divino Onassis, José Carlos Oliveira, Maria Inês Atenas, Kátia Rossana da Companhia “Fazer Acontecer”, Ana Lúcia Morais, coordenadora da Banda Municipal “Maestro Torquato Lima” e Rosa Soraida Nava, Secretária Municipal de Cultura, que não estava presente, mas representada por integrantes da Secretaria Municipal de Cultura.

Apresentações culturais do grupo de dança Strip Boy Dipi Rop, grupo de Pagode e do Boi Brilho da Noite, fizeram parte da conclusão das comemorações da Semana do Folclore, realizada de 23 a 28 de agosto, no Ponto de Cultura, localizado na Av. Hilton Nunes, bairro Rodoviário.

Conhecendo o Brilho da Noite

Boi Brilho da Noite na entrada do Ponto de Cultura
Fundado aos 9 de abril de 1991, na praça do society, Cidade Alta, por um grupo de amigos amantes da cultura popular grajauense. Denominado Boi Brilho da Noite, o grupo deu início às diversas apresentações que hoje abrilhantam os arraiais da cidade.

Nego Tonio, João Atenas, Luis Carlos, Nelson Bomba, Francisca Farias, Graça Ponte, Maria Inês, Irene, Elizeu, Marcone do Pacheco, Euclides, Paulo Preto, Reginaldo Monteiro, Assuelio, Salazar, João Santos, Tipiti, Zé da Euza, Zé Mainha e Jorge Bispo, foram um dos primeiros integrantes do boi.

Ponto de Cultura em Grajaú

Grupo de Pagode do Ponto de Cultura
Incentiva as atividades culturais existentes na comunidade, contribuindo para a inclusão social e a construção da cidadania. O ponto faz parte do Programa “Cultura Viva” do Ministério da Cultura.

Em Grajaú, além do Bumba Boi Brilho da Noite, as atividades do ponto, apóia as grupos de dança do Hip Hop, Maculelê, Cacuriá e Maracatu. Oferece cursos de computação básica, música, violão e cavaquinho. Promove oficinas de artesanato, percussão, indumentária de bumba-meu-boi e maracatu. Acontecem também, as rodas de capoeira, samba e sessão de cinema.

Atualmente o presidente do ponto é João da Cruz Atenas. Na coordenação está Hed Lima e Lúcia Martins, ale de outros membros que compõe a direção. São eles: Vanda Reis, Claudeth, Maria da Paz, Maria Cléa, José Carlos, Francisco, José Helio, Ricado Tamanini, Simone Ramalho e Francisco Josias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário