segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Grajaú participa do Fórum Regional Cultura em Codó

 

A secretária municipal de cultura, Rosa Soraida, juntamente com representantes da Secretaria de Cultura, participaram no dia 25 de agosto do Fórum Regional de Cultura da Mesorregião Leste e Centro maranhense, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma) na cidade Codó. O objetivo do evento foi preparar os delegados para o Fórum Estadual que acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro em São Luís, período da eleição do Conselho Estadual de Cultura (NEC).

Durante o encontro houve palestras, leitura e aprovação de regimentos dos fóruns. O evento contou com a presença do secretário de Estado de Cultura, Luis Henrique Bulcão; do ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura, Armando Nobre da Silva; do assessor da Secma, Manoel de Jesus; produtores de cultura e representantes da sociedade civil organizada de alguns municípios que formam as duas mesorregiões.
Após a realização da plenária ficou decidido que cada município maranhense poderá eleger um delegado para cada 5 mil habitantes sendo que, o teto máximo de delegados por município não poderá ultrapassar o número de 20. Quando houver mais de um delegado os demais deverão obedecer às linguagens ou segmentos artísticos diferentes. Outros pontos importantes do regimento foram discutidos e aprovados pelos participantes, sendo que os mesmos serão avaliados e confirmados pela Comissão organizadora do Fórum Estadual.
As Secretarias, Coordenações, Conselhos Municipais de Cultura ou órgãos congêneres deverão realizar as Assembléias Municipais para a eleição dos delegados que irão representar cada cidade na Conferência Estadual.
Para se habilitar ao voto, os artistas, produtores, entidades culturais e congêneres deverão se cadastrar junto às Secretarias de Cultura, Coordenações de Cultura, Conselhos Municipais de Cultura ou órgãos congêneres no prazo de até 10 dias antes das Assembléias Municipais.
Apresentações culturais
Ao final do evento, jovens que participaram da 1ª Oficina Internacional de Opera “Liliah Lisboa”, promovida pela Escola de Música do Estado do Maranhão no Teatro Arthur Azevedo, fizeram uma bonita apresentação. Entre os jovens, 6 são da cidade de Codó. A oficina aconteceu de 9 de julho à 20 de agosto, dirigida pelo diretor cênico e tenor italiano Marco Pucci Catena, pelo maestro italiano Andréa Cappelleri, e o pelo tenor brasileiro radicado na Itália Maécio Gomes.
Finalizando o Boi Raízes Maranhenses da cidade de Codó, empolgou a todos com seu ritmo alegre e sua dança cativante. O canto e cores envolveram os presentes que dançaram ao som da matraca e do gingado dos brincantes do boi.
Nosso fórum em Grajaú
A coordenação da Secretaria Municipal de Cultura em breve divulgará a classe produtora cultural local, informações sobre a data da Assembléia Municipal que elegerá os 12 delegados grajauenses para o Fórum Estadual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário