terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Secretaria de Cultura dá início a Folia de Reis

Folia de Reis de Grajaú
Devotos rezam a Ladainha
Com versos próprios para pedir e agradecer ao retirar-se das casas que visita, a Folia de Reis mescla o profano e o religioso, pertence ao ciclo de festejos natalinos organizado desde 2006 pela Secretaria Municipal de Cultura. Os devotos abrem as portas de seus lares para saudarem os “Santos Reis”, gesto que traduz uma profunda fé e alegria. Em cada casa na qual a Folia de Reis entra, os cantadores pedem licença para a cantoria começar, e a bandeira que abençoa e livra a todos de más influências é passada para as mãos dos anfitriões.

A festividade deste ano teve inicio ontem, 3, enfrente ao Presépio Municipal localizado na Cidade Alta e conta com a participação de vários devotos que percorre durante toda a noite, as ruas do centro e bairros da cidade de Grajaú, visitando as casas ao qual são acolhidos com muita alegria e devoção.

Presépio Municipal, enfrente a Igreja Catedral
O encerramento da festa popular será nesta quinta-feira, 06, às 18:30 horas com a Santa Missa, na Igreja Catedral Nosso Senhor do Bonfim, logo após será cantada a Ladainha no Presépio Municipal pelos devotos de São José.

“A festividade deste ano tem um caráter todo especial, pois nos remete as comemorações dos 200 anos da cidade de Grajaú que com toda a sua cultura nos ajudar a preservar esses momentos culturais da rica devoção popular grajauense” afirma a secretária de cultura Rosa Soraida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário