terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Notícia Jornal O Estado do Maranhão >> Grajaú comemorará 200 anos com festa grandiosa em 2011

Vista panorâmica da Cidade de Grajaú


Comemorações do bicentenário do município, localizado no centro-sul do Maranhão, começarão em abril e vão se estender por todo o ano; estão programadas diversas atividade, segundo informou o prefeito Mercial Arruda.

IMPERATRIZ - O município de Grajaú, no centro-sul do Maranhão, vai comemorar 200 anos de fundação com uma festa inesquecível em 2011. A programação, que se iniciará dia 11 de abril, terá continuidade até o fim do ano com diversas atividades.
        Criada por meio de um decreto do prefeito Mercial Arruda no mês passado, a comissão responsável pela preparação dos atos comemorativos do bicentenário de fundação de Grajaú já está trabalhando para dar conta das atividades em várias áreas.
        Ficou definida na primeira reunião a criação de um selo comemorativo ao bicentenário, a concessão de homenagens a personalidades, gincanas culturais, escolha da rainha bicentenário, campanha para criação do Museu de Grajaú, entrega de casas populares e inauguração de obras e do campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
        Um monumento chamado “Gruta da Luz” é o reconhecimento ao trabalho de Frei Alberto Beretta, que será homenageado na programação.

Reconstrução - O grande significado emocional e histórico da Igreja do Bonfim impulsionou a comissão organizadora a colocar também na pauta uma proposta de reconstruir; com traços originais, o templo que foi demolido na década de 40 para dar lugar a atual catedral.
        Na próxima reunião, marcada para o dia 7 de janeiro de 2011, a comissão definira a programação festiva. O presidente da comissão organizadora. Sálvio Dino, explicou que o aniversário é mais do que especial por possibilitar o resgate da história da cidade, uma das mais antigas do estado.
       “Nós queremos resgatar a imagem e o bom nome de Grajaú para mostrar, principalmente às novas gerações, a importância do município para o Maranhão e que tivemos grandes grajauenses, como o poeta e jornalista Amaral Raposo, o jurista Antenor Bogéa e grandes musicistas, como Leão, Ray Douglas, entre outros nomes”, destacou Sálvio Dino, que é escritor e advogado.
        Alguns desses filhos ilustres estão sendo convidados para a festa, outros integram a própria comissão organizadora. Há, ainda, neste grupo pessoas que criaram laços afetivos com o município ao casarem com grajauenses ou terem morado por algum tempo no local, como é o caso do ex-presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), o jornalista e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão. Mílson Coutinho.
        “É uma atitude louvável se comemorar o bicentenário para incutir nas mentes da passante e de futuras gerações o amor pela terra e pela história porque não se vive sem história”, reconheceu o presidente da AML, em contato por telefone a O Estado. Mílson Coutinho também elogiou a escolha de Sálvio Dino como presidente da comissão, já que ele é um dos muitos ilustres filhos de Grajaú.
        “A gente está numa grande expectativa para organizar, isso por que não é uma festa qualquer”, ressaltou a secretária de Cultura do município, Rosa Nava de Arruda. A secretária adiantou que a idéia é também convidar formalmente para a festa, representantes dos municípios que desmembraram de Grajaú: Arame, Itaipava do Grajaú, Formosa da Serra Negra, Sítio Novo e Amarante do Maranhão.

Frades - Os frades Capuchinhos serão homenageados em reconhecimento a grande participação deles no desenvolvimento do município fundado em 11 de março de 1811 pelo sertanista Antônio Francisco dos Reis.
Sálvio Dino comentou que há possibilidade de que todas as dioceses do Maranhão sejam convidadas para participar das comemorações. Ele lembrou que, entre os religiosos, Frei Alberto Beretta é uma referência em Grajaú que poderá ser até canonizado.

Meio ambiente - O município de Grajaú, que é referência pelo passado histórico, também está de olho no futuro. Assim como acontece com as demais cidades brasileiras, em Grajaú o meio ambiente vem sendo degradado, como é o caso do próprio rio que empresta nome a cidade. Preocupada com a situação, a comissão organizadora da festa do bicentenário está programando ações que visem conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.
        Na pauta estão palestras com especialistas, que vão tentar conscientizar a população sobre importância de garantir o próprio futuro do município, que de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem 61.903 habitantes, quase 15 mil a mais do que há 10 anos.

Informações
- O município de Grajaú tem uma área de 7.408km, distante de São Luís 418.284km, a qual esta ligada pela BR 226 e a MA-006. O município é um dos 20 maiores do Maranhão.
- A sede do município encontra-se a 130 metros de atitude acima do nível do mar, limitando-se ao norte com Arame, ao nordeste com Itaipava do Grajaú, a leste com Barra do Corda, ao sul com Formosa da Serra Negra, a oeste com Sítio Novo e ao noroeste com Amarante do Maranhão.
- De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), metade da população vive na zona rural do município, onde trabalha na produção agrícola que mantém a economia local, especialmente a produção de arroz.
- Em Grajaú há areia, pedra seixo, granito e a pedra branca.

Tradição e história da cidade

O presidente da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), Agostinho Noleto, tem uma definição para Grajaú. Segundo ele, trata-se de uma das cidades mais antigas e de grande importância cultural do estado, praticamente cidade inaugural da colonização da Região Sul do Maranhão.
        O pólo-gesseiro, localizado em área com uma das maiores jazidas de calcário do Brasil, é a referência económica da cidade, que tem ainda a pecuária e o comércio como ponto de apoio. A compra e venda de mercadorias foi a mola propulsora nos primórdios da cidade.
        Em seu livro “A História de Grajaú”, Sálvio Dino ressalta as dificuldades enfrentadas pelo colonizador António Francisco dos Reis e a importância do trabalho social desenvolvido pelos frades Capuchinhos.

Começo - A história de Grajaú começa pelo rio que leva seu nome. Em 1811, o sertanista Antônio Francisco dos Reis, natural de Pastos Bons, resolveu percorrer o rio até suas cabeceiras em um pequeno barco. No caminho encontrou índios Timbiras, mas manteve a viagem que teve como destino São Luís, passando por Vitória do Mearim.
        A viagem de 150 léguas ou cerca de 900 quilómetros, também era uma procura por terras melhores. No decorrer dela, o sertanista descobriu não só um melhor lugar para morar, como um atalho para São Luís, já que as viagens até então eram feitas a partir de Caxias, então entreposto comercial da região.
       No trajeto, foram contadas 1.089 curvas do Rio Mearim. Com base nisso, muitos ludovicenses foram morar onde hoje está o município de Grajaú e o transporte passou a ser de barco. Os novos mora dores seguiam de lancha até Vitória do Mearim e de lá tomavam canoas até o Rio Grajaú.


*Publicada no Caderno Cidades do dia 5 de dezembro de 2010.

Um comentário: