quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Criada comissão de organização da festa dos 200 anos de Grajaú

Comissão de organização da Festa dos 200 anos de Grajaú
O primeiro encontro do grupo aconteceu no dia 22 de novembro, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e teve a presença de 80 pessoas. A sessão foi presidida pelo escritor e advogado, Dr. Sálvio Dino, presidente da Comissão. Ao inicia a reunião, a artista Kátia Rossana declamou a poesia de Sálvio Dino, “A banda de música Torquato Lima, que emocionou o escrito e todos os presentes. Logo após, houve apresentação da paródia de Chico Rosas interpretada pelo cantor Luís Carlos Pinheiro.

Dr. Salvio Dino, presidente da Comissão
Dino destacou que vários escritores e acadêmicos desejam participar da festa dos 200 anos de Grajaú. Ele afirma que a motivação que atrai essas pessoas é a rica história do município que sempre foi uma “capital cultural do sul do Maranhão”. Entre as atividades a serem realizadas nas comemorações, ele antecipou algumas. “Concurso da Rainha Bicentenária de Grajaú, Gincanas Culturais, esportes”. Ele falou da importância do resgate da história por meio das pessoas que ainda estão vivas. Citou Hiran Guará que já tem 90 anos como uma pessoa que deve ser explorada ao máximo para guardar a história do município. “Devemos conversar com Hiran, gravar tudo que ele tem para nos falar. Vamos encontrar todas as pessoas que têm algo a dizer sobre Grajaú e divulgar nos meios de comunicação, na internet, para chegar aos grajauenses que estão lá fora. Vamos convidar a todos para a festa”, disse, empolgado, e concluiu: “Não vamos deixar o ponta pé inicial morrer, a festa de Grajaú depende de todos nós”.

Prefeito Mercial Lima de Arruda
O prefeito Mercial Lima de Arruda, participou da reunião e garantiu que o poder público estará presente para colaborar com a festa e que as comemorações irão se prolongar no município por 12 meses a partir do início de 2011. “Para mim, as comemorações dos 200 anos de Grajaú, são uma graça de Deus. É uma honra poder participar como administrador dessa cidade”, disse o prefeito. No fim da reunião ele se comprometeu em buscar os recursos para garantir a festa e pediu que sejam elaborados os projetos necessários para que ele possa ir aos Ministérios. Pediu também a colaboração dos políticos que conseguiram votos em Grajaú nas eleições de outubro, que ajudem na organização do evento.

Professor Alberto Orquisa
Estiveram na reunião, o presidente da Câmara de Vereadores, Clesiomar Viana, sugeriu a troca de nomes de ruas, praças e colégios para homenagear grajauenses; o advogado da prefeitura municipal, Dr. João Batista Ericeira sugeriu a publicação de uma brochura com as principais leis que organizam o município de Grajaú. O proprietário do site Diário do Grajaú, o educador professor Alberto Orquisa, sugeriu a publicação de um jornal comemorativo para o bicentenário. Indicou que o jornal poderia abordar a história dos bairros e seus moradores; o comunicador do site Grajaú de Fato, Francisco Matias de Sousa Pereira, sugeriu o aproveitamento da internet para divulgação do evento; o escritor José Raimundo Amorim, que atualmente mora no Sítio Novo. Na ocasião ele sugeriu um resgate da história do jornal grajauense Voz do Sertão; o vereador José Arão Marizê, sugeriu o resgate da história do Alto Alegre para que seja contada as várias versões do fato que dizimou milhares de pessoas em 1901; Vânia Monteiro, membro da AGL, destacou a gravação de um CD e a organização do concurso de marchinhas, antes do carnaval e a publicação de trabalhos desenvolvidos por artistas grajauenses; a vice-presidente da Academia Grajauense de Letras, Ruth Helena, citou as dificuldades em manter viva da AGL.


Entre outros, o professor Raimundo Assunção, escritor e ex-vereador; a secretária de Cultura, Rosa Soraida Nava; os professores Cleiane Chaves, Fernando Barros e José Jairo; a vice-presidente da Academia Grajauense de Letras, Ruth Helena; o assessor da Secretaria de Turismo do município Ricardo Tamanini; o escritor Antônio Guará Sobrinho; o músico Clóvis Santos da Banda de Música Maestro Torquato.

Sálvio Dino lembrou também que a próxima reunião já tem data marcada para o dia 7 de janeiro de 2011. Deverão participar do próximo encontro Pachequinho, Kardezinho e Dr. Roberto Veloso. “Estou satisfeito com essa primeira reunião e mais ainda pela postura do prefeito de Grajaú em deixar livre e aberto para todos os preparativos para as comemorações, para que assim, juntos, possamos construir uma verdadeira festa de comemoração dos 200 anos da nossa Grajaú”, concluiu o presidente da Comissão.

Veja Notícias nos sites:


Nenhum comentário:

Postar um comentário